Desafio contínuo na busca e na manutenção da qualidade imprescindível
Em 2017, a Zopone Engenharia ampliou sua grande parceria com a Huawei, executando grande volume de instalações de WL (Wireless) e de MW (Microwaves), além de infra, Box e Optix Access.
Este contrato englobou todas as Regionais da Empresa, contando com 154 equipes atendendo a Huawei, totalizando 3.908 instalações e este desafio continuará em 2018.
A Regional de BSA destacou-se na execução de instalações WL para a operadora Claro. A regional conta com 24 equipes trabalhando no contato Huawei e realizou, em 2017, 646 instalações. A cidade de Brasília foi a primeira capital a ser implantado o 4.5 G da Claro, sistema que amplia a velocidade da internet móvel em até dez vezes mais do que a 4G convencional. Isso foi possível a partir do desligamento gradual da televisão analógica e a operadora vai disponibilizar, além das faixas 2.600MHz e 1.800MHz, a faixa de 700MHz.
O maior desafio do coordenador Diego Lopes foi atender aos prazos agressivos da Huawei atuando em uma região ampla e complexa, pois a regional de BSA atende aos estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.
Em São Paulo, a Zopone Engenharia executou 349 instalações no ano de 2017. Principalmente ampliações e novas instalações de enlaces de MW para a operadora Claro. Este projeto engloba todas as cidades e DDD’s paulistas e este sistema é parte essencial e indispensável no tráfego de dados e informações na rede de telefonia móvel.
“Com a constante modernização dos sistemas de telefonia móvel (3G, 4G e 5G) e a crescente demanda necessária da população, empresas e o mercado, a atualização e a confiabilidade dos sistemas de transmissão é peça fundamental na rede de telefonia”, afirmou Fábio Pinho, coordenador da Regional de SPO, responsável pelo contrato.
Segundo Pinho, os principais desafios dessa obra foram a logística de divisão das equipes para atender a uma grande demanda no extenso território paulista, manutenção dos custos e prazos de obras dentro de um planejamento viável para a sustentabilidade do contrato, resolução dos problemas encontrados em campo, com atuação ágil, visando o atendimento adequado e a satisfação do cliente e treinamentos contínuos de segurança, qualidade e padronização das instalações.
“O desafio é contínuo na busca e na manutenção da qualidade imprescindível da Zopone e nossa supervisão e acompanhamento das atividades devem ser diários e em tempo integral”, completou o coordenador.
Fotos: MW – SPO
Fotos: WL – BSA
Número de equipes por Regional:
BHO ______ 20
BSA ______ 24
BLM ______ 13
CTA ______ 29
FTA ______ 10
POA ______ 14
RCE ______ 09
RJO ______ 08
SLV ______ 08
SPO ______ 19
Responsáveis pela obra:
BHO
Coord.: Guilherme Menezes
Superv.: Jeferson Tenório
BSA
Coord.: Diego Lopes
Superv.: Dennis Martinez
BLM
Coord.: Rodrigo Vergani
Superv.: Veimar Souza
CTA
Coord.: Julio Trizzi
Superv.: Isac Costa / Doglacir Meira / Alessandro Ivanio
FTA
Coord.: Igor Garcia
Superv.: Marcio Neves
POA
Coord.: Fulvio Covacci
Superv.: Marcio Neves
RCE
Coord.: Vinicius Martha
Superv.: Kleiton Nogueira
RJO
Coord.: Paulo Carvalho
Superv.: Rafael Gradella
SPO
Coord.: Fábio Pinho
Superv.: Igor Carraro
SLV
Coord.: Marcus Jezler
Superv.: Elivaldo Santos